sexta-feira, 4 de maio de 2012

O "english" nosso de cada dia


O uso indiscriminado de palavras estrangeiras no nosso português traz preocupação para alguns, satisfação para outros. O inglês é o idioma que está mais presente nas peças publicitárias, nos cartazes de portas de lojas, nas ofertas de serviços, no vestuário e na linguagem do nosso povo. Essa “invasão” da língua inglesa é chamada de anglicismo (introdução de palavras ou locuções inglesas no português).  

A invasão de termos estrangeiros é tão intensa que ninguém se surpreenderia com essa conversa entre duas amigas ao telefone:

Hello? Oi, estou só, acabei de chegar. O que? Ah, é o som da TV, a música tocando é do jingle daquele  jeans fashion que está ‘bombando’. Não, não está muito alto, é que o home theather , com tweeters  e woofers  deixa o som mais elevado... Você sabe, agora estou cada vez mais hi-tech...Vou baixar o volume... Me escuta melhor agora? OK!

“Amiga, estou indo ao freezer colocar algumas cocas diet para resfriar. Vou comer pizza light... não, não fui eu que fiz. É delivery, daqui a pouco o motoboy entrega. 

 “Então, amiga, por me sentir muito down, sem ter um weekend que pudesse descansar de verdade, resolvi ir ao médico. Fiz um check-up e ele me disse que tenho dois problemas: o primeiro é o stress, por isso preciso urgentemente de um relax, o segundo é que devo cortar tudo que é fastfood: hot dog, hamburger, cheese burger, milk shake...

“Então, preciso dar um time, ler um bestseller, voltar a fazer Cooper. Você sabe que já gasto com personal stylist, agora terei que gastar com personal trainer. Na verdade, eu preciso dar um upgrade na minha vida.

“Querida amiga, preciso agora desligar, pois vou pegar uma shower, e em seguida  esperar a pizza. Bye, bye!”

Continua...

By: Dário José



Nenhum comentário:

Postar um comentário