segunda-feira, 2 de julho de 2012

ENQUETE: Você É Barro, Vaso Ou Cacos?



Mande-nos sua opinião, seu modo de ver o assunto, sua interpretação dos textos bíblicos que versam sobre este tema. Já lançamos essa proposta em um  post anterior, veja abaixo:

Você é Barro, Vaso ou Cacos?

Mas como  foram pouco os comentários, estamos aguardamos sua participação, para que possamos publicar o texto.

Pr. Dário José

2 comentários:

  1. Eu sou um barro, que já fui vaso, já fui cacos... E ainda posso ser... Mas, nunca perdi a minha essência, nunca deixei de ser barro.

    Bom, em uma visão espiritual, vejo esses 3 "objetos" que possuem a mesma composição (barro), como 3 fases na vida de um Cristão!

    Todos somos barro, o senhor utiliza essa comparação em algumas passagens bíblicas... 2 Coríntios 7, "temos este tesouro em vasos de barro...", em Jeremias 18:4 "como o vaso que o oleiro fazia de barro..." Para dizer que existe em nossa composição uma única essência. Uma humanidade ( no que se refere ao ser humano) remida por Cristo! Esta é nossa essência, somos barro. Seres humanos cheios de falhas mas também qualidades moldadas por Cristo. Somos Cristãos!

    No entanto passamos por 3 fases. A do barro amassado, quando cristo está nos "estruturando", ele nos aperta, tira as "pedrinhas" indesejáveis (falhas de caráter) para que venhamos a ter mais consistência.

    A do vaso, quando já estruturados, agora ocupamos uma posição, somos vistos mais facilmente, temos uma utilidade melhor por que a nossa estrutura já permite isso, o que na fase do barro amassado não poderia existir.

    E a dos cacos, quando outros defeitos na fase do vaso aparece, como orgulho, autossuficiência... Ou quando percebe-se uma rachadura, ou o vaso não está cumprindo com a sua utilidade, o amor do oleiro quebra o vaso, o deixa na fase dos cacos o qual pode ser moído e virar barro novamente.

    composição: (barro ou ser humano)
    Barro amassado: fase de estruturamento
    Vaso: Criação mais firme, sólida
    Cacos: existem quando o oleiro quebra, ou quando o próprio vaso se descuida e quebra sozinho.

    Resumindo, apesar de passar por essas fases, somos todos barro. Um material mais maleável, fácil de moldar e criar nas mãos do oleiro.

    Essa foi minha opinião...

    ResponderExcluir
  2. acredito que devemos ser sempre barro na mão daquEle que pode usar, moldar, amassar, e transformar esse barro em um belo vaso em suas mãos passando-o pelo fogo. Depois dessa modelagem (já no estágio de vaso) precisamos sempre estar a disposição de Deus para sermos sempre vaso de honra e nunca de desonra. se chegarmos ao ponto de sermos cacos, na minha visão, o caco já passou pelos estágios anteriores,e, geralmente o caco é apanhado e jogado fora porque não há como (na visão humana e terrena),reaproveitá-lo tendo em vista principalmente já ter passado pelo fogo. Mas a Palavra de Deus diz que "Para Deus nada é Impossível". Que possamos estar sempre nas mãos desse Deus que pode criar do nada, tudo. Pr.Isaac Luiz

    ResponderExcluir