quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Com que cara vou sair hoje?




Dário José

“Aborreço a duplicidade, porém amo a tua lei” (Salmos 119.113 - grifo nosso).



“Homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos” (Tiago 1.8 - grifo nosso).


  
“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos,   pecadores; e   vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.” (Tiago 4.8 - grifo nosso).



“Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes” - (I Pedro 3.8 - grifo nosso)


Os textos acima discorrem sobre a pessoa que revela diferentes sentimentos, segundo o fim que mais lhe convém. Quem assim age, finge sorrisos, dissimula ódio, falsifica comportamento. Chamam-no popularmente de “duas caras”.

Mas digo que alguns têm até “várias caras”: uma de manhã, outra ao meio dia; a “cara” da tarde difere da “cara” da noite; o ânimo varia de acordo com as estações: no inverno chora, no verão sorri, no outono lamenta e na primavera canta (a ordem nem sempre é essa). Pessoa assim, um dia fala com você fazendo festa, no outro dia muda o caminho para não lhe cumprimentar, pois finge que não lhe conhece.

Quem tem duplicidade de ânimo ou ânimo dobre é alguém ambivalente, vacilante, de mente dupla, incerto, duvidoso; pessoa de interesse dividido.

Veja o que a Bíblia diz:

  • O salmista diz que devemos aborrecer (rejeitar) a duplicidade de ânimo. Isso só é possível se amarmos a Deus e a sua Palavra - Salmos 119.113;
  • O apóstolo Tiago nos diz quem tem duplicidade de ânimo sofre de“inconstância aguada”. Tal pessoa, se não buscar mudança, seu proceder será sempre incerto, variável, mudável - Tiago 1.8;
  • Tiago também nos diz que devemos nos aproximar de Deus, buscando mudança de comportamento e ações (atitudes externas – mãos) e principalmente, mudança da nossa alma   (atitudes internas – coração) - Tiago 4.8;
  • O apóstolo Pedro nos diz que, na vida cristã, só devemos praticar aquilo que é benéfico aos nossos irmãos: ter empatia pelo sofrimento alheio, sermos amigos verdadeiros, exercitarmos a misericórdia e sermos sempre humildes - I Pedro 3.8.

Ser de igual ânimo é ser de uma mesma mente, concordante. Não é ser igual a outro, pois ninguém se iguala a ninguém, mas no que concerne à convivência em comunidade (cristã ou não), todo indivíduo deve manter a firmeza de caráter, no relacionamento interpessoal: não mentir, não fingir, não dissimular, não usar de falsidade, não ser hipócrita, etc. 

Que sejamos verdadeiros uns com os outros! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário