quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Cuidado Com As Raposas!




As raposas são animais mamíferos onívoros, parecidos com os cães, que pertencem à família Canidae (canídeos).  Há 37 espécies de raposas reconhecidas e catalogadas. As raposas são caçadoras oportunistas, que capturam suas presas vivas. É um animal que se esconde em tocas e tem hábitos noturnos.

Em muitas tradições populares a raposa é símbolo da astúcia e da perfídia. Na antiga Roma era considerada um demônio do fogo; na Germânia,  era o animal símbolo do deus enganador Loki; na antiga China e na Ásia oriental, um símbolo sexual e erótico; nas lendas japonesas, as raposas desempenham o papel de feiticeiras; no norte da Áustria, ela é um símbolo do diabo.

Em várias fábulas, onde animais falam, a raposa traz a imagem de traiçoeira. A figura da raposa está nos games, nos mangas, nos desenhos animados. Vários times de futebol (nacionais e internacionais) têm a raposa como sua mascote.

   A Bíblia também fala das raposas (Jz 15.4; Ne 4.3; Ct 2.15; Lm 5.18; Ez 13.4; Mt 8.20; Lc 9.58). O Senhor Jesus quando chamou o rei Herodes de “raposa”, figuradamente, estava o qualificando como uma  pessoa astuta ou velhaca (traiçoeiro, fraudulento, trapaçeiro, embusteiro) - Lc 13.32.

   Cuidado com as RAPOSAS!

   Pr. Dário José

Nenhum comentário:

Postar um comentário