sexta-feira, 22 de março de 2013

Há coisas que o cristão deve mostrar e outras que deve ocultar?



Dário José

Não estou falando das vestimentas que deve ou não o cristão usar, apesar de entender que esse assunto mereça um post futuramente. Também não estou discorrendo sobre a propagação ou ocultação de escândalos no meio evangélico, nem tampouco quero trazer à baila o bom ou o mau uso da internet e das redes sociais por parte daqueles que se dizem servos de Deus. A pergunta que faço no título deste post reflete sobre o testemunho externo e interno dos verdadeiros seguidores de Jesus.


O que deve ser exposto 

O Senhor Jesus nos ensina que há valores cristãos que DEVEM ser MOSTRADOS, pois eles refletem a ação do Espírito Santo em nós (Gálatas 5.16,22-25), servindo de testemunho para o mundo e promovendo a glorificação de Deus através do nosso exemplo, pois são ações  julgadas por pessoas. Esses valores têm a ver com o que somos em Deus!

“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;
nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.

"Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. Mateus 5.13-16


 O que não deve ser exposto

O Senhor Jesus também nos ensina que há outros valores cristãos que NÃO DEVEM ser MOSTRADOS.  Esses valores refletem o que somos diante de Deus. Mesmo sendo ações que se evidenciam externamente, o seu verdadeiro julgamento só poderá ser feito pelo Pai, em secreto. Esses valores têm a ver com o que fazemos em Deus!

“Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.

"Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita;
para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

“Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
 
“Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. 

"Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto,
com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”. Mateus 6. 2-4,6,16-18


Há quem tente fazer uma “troca” nos valores acima citados, propagando diante de todas as suas contribuições, orações e jejuns, mas ocultando (apagando) o brilho da própria “luz” e perdendo o “sabor” como “sal” (virtudes, caráter, graça), diante dos homens.

2 comentários:

  1. Me gusta mucho tu blog, espero que podamos intercambiar introducir un software gratuito de recuperación de fotos.MiniTool Power Data Recovery

    ResponderExcluir
  2. Thank you for your nice post and I really lean a lot from it. And, in order to thanks for your useful sharing, you may want to try 18 best data recovery freeware, which is good for me.
    Thanks again

    ResponderExcluir