segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Buscar a Deus com diligência ou buscar de madrugada?



Dário José

Há um texto bíblico no livro poético de Provérbios, escrito por Salomão, que é interpretado incorretamente. O texto em apreço é o de Provérbios 8.17. O problema reside na versão de João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida, onde aparece a palavra “madrugada”:
 
“Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.” (ARC - Almeida Revista e Corrigida).

Ao ler o texto, a primeira ideia que vem à  mente é que, para  quem “busca” o Senhor no período em que os demais dormem (meia noite às 5h da manhã), torna-se mais fácil “achá-LO”.

Há quem diga que de “madrugada a ‘fila’ é menor” para quem quer orar, pois “Deus está mais disponível” ao atendimento.

Temos que entender o texto à luz da interpretação hermenêutica, levando em consideração três realidades: 1) Deus não está restrito ao tempo, pois não dorme (Salmos 121.1-8); 2) os fusos horários variam de um país para outro, de continente para continente: enquanto alguns estão orando pela manhã, comitantemente, outros estarão dormindo, e outros estarão acordando; 3) a palavra procurar texto no (*) hebraico é שחר (shachar), se traduz por buscar cedo ou buscar sinceramente; buscar de pronto. Esse buscar cedo não é orar de madrugada, antes do romper da aurora, mas buscar com verdade, sendo sincero e buscar com diligência.

Veja abaixo outras versões atuais que nos leva a uma melhor compreensão do texto:

“Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham.” Provérbios 8.17 (ARA - Almeida Revista e Atualizada).

“Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.” (ACRF-  Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

“Amo os que me amam, e quem me procura me encontra.” (NVI - Nova Versão Internacional).

“I love them that love me; And those that seek me diligently shall find me.” ou seja, “Eu amo quem me ama; E aqueles que me procuram diligentemente me acharão.” (American Standard Version). (Grifos nossos).

Na análise deste versículo, a passagem de Provérbios está completamente fora de contexto. É “achismo”, ou seja , é o que leitor pensa do texto e não o que o texto quer dizer ao leitor. Não é errado orar pela madrugada, pode até ser muito proveitoso.  Porém, entender que Deus está (mais) disponível no período noturno é no mínimo, analfabetismo bíblico. 

Houve provavelmente um equívoco na tradução, pois o termo "de madrugada me buscam" só é encontrado na versão Almeida Revista e Corrigida (ARC).

(*) Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.

33 comentários:

  1. NÃO ACHO QUE HOVE UM EQUIVOCO .....POIS POIS UMA COIZA E ORAR DE DIA COM HA POLUIÇÃO SONORA ....E OUTRA COIZA E ORAR DE NOITE ....HA MUITA DIFERENÇA ...( MINHA OPINIÃO )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí pode ser realmente, mas o que ele quer dizer é que não existe horário certo pra falarmos com Deus, pois Ele nos ouve a todo instante e em qualquer lugar, basta apenas chamarmos com fé!

      Excluir
  2. Respostas

    1. Isso aí pode ser realmente, mas o que ele quer dizer é que não existe horário específico pra falarmos com Deus, pois Ele nos ouve a todo instante, a qualquer hora e em qualquer lugar, basta apenas clamarmos com fé!

      Excluir

    2. Isso aí pode ser realmente, mas o que ele quer dizer é que não existe horário específico pra falarmos com Deus, pois Ele nos ouve a todo instante, a qualquer hora e em qualquer lugar, basta apenas clamarmos com fé!

      Excluir
    3. se fomos olhar a introdrução do capitulo a onde esse versículo está contido, está escrito assim Discurso da Sabedoria. então entendo que quem cedo procura a sabedoria de Deus a encontra.

      Excluir
  3. Acredito muito na oração da madrugada, quando você acorda para buscar a Deus. Na minha opinião ele te recompensa de alguma forma por causa do sacrifício feito.
    Mas se você não tiver fé nisso não perca tempo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sacrificio ja foi pago na cruz, nao ha nenhuma base biblica para vc achar que algum "sacrifio" seu vale alguma coisa, ou "movera" o coracao de Deus. É achismo seu, como o autor do artigo frisou. Vamos estudar a biblia, e buscar diligentemente o conhecimento.

      Excluir
    2. O sacrificio ja foi pago na cruz, nao ha nenhuma base biblica para vc achar que algum "sacrifio" seu vale alguma coisa, ou "movera" o coracao de Deus. É achismo seu, como o autor do artigo frisou. Vamos estudar a biblia, e buscar diligentemente o conhecimento.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Na verdade o autor somente demonstrou conforme está escrito, qual a interpretação correta do texto. Não há uma proibição em orar de madrugada, isto pode ser bom, afinal o fato de você buscar acreditando que vai achar a Deus é exatamente a atitude que o Eterno espera de nós, entretanto ficar limitado ao fuso horário é iguinorância, e pensar que somente de madrugada teremos melhor acesso ao Senhor é incorreto, pois não é isto que o texto quer dizer.
    Oro de madrugada, oro de manhã antes de ir trabalhar e tenho um bom devocional quando chego dos estudos, e independente dos horários eu sempre encontro o Eterno, graças a sua misericórdia e a minha sinceridade e diligência em busca-lo.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade o autor somente demonstrou conforme está escrito, qual a interpretação correta do texto. Não há uma proibição em orar de madrugada, isto pode ser bom, afinal o fato de você buscar acreditando que vai achar a Deus é exatamente a atitude que o Eterno espera de nós, entretanto ficar limitado ao fuso horário é iguinorância, e pensar que somente de madrugada teremos melhor acesso ao Senhor é incorreto, pois não é isto que o texto quer dizer.
    Oro de madrugada, oro de manhã antes de ir trabalhar e tenho um bom devocional quando chego dos estudos, e independente dos horários eu sempre encontro o Eterno, graças a sua misericórdia e a minha sinceridade e diligência em busca-lo.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade o autor somente demonstrou conforme está escrito, qual a interpretação correta do texto. Não há uma proibição em orar de madrugada, isto pode ser bom, afinal o fato de você buscar acreditando que vai achar a Deus é exatamente a atitude que o Eterno espera de nós, entretanto ficar limitado ao fuso horário é iguinorância, e pensar que somente de madrugada teremos melhor acesso ao Senhor é incorreto, pois não é isto que o texto quer dizer.
    Oro de madrugada, oro de manhã antes de ir trabalhar e tenho um bom devocional quando chego dos estudos, e independente dos horários eu sempre encontro o Eterno, graças a sua misericórdia e a minha sinceridade e diligência em busca-lo.

    ResponderExcluir
  7. eu creio que, acima de tudo, Deus esta falando a respeito de buscar a sabedoria de Deus, é como diz a palavra de Deus nos evangelhos, que nós teríamos a a mente de Deus,ou seja, em Provérbios 8.17, eu creio que esta falando de, principalmente buscar a sabedoria de Deus, a direção do Pai, a direção do Mestre, conhecer a vontade de Deus. Antes de fazermos qualquer coisa procuremos saber qual é a vontade de Deus Pai, isto é sabedoria.

    ResponderExcluir
  8. O capítulo 8 que inicia com as seguintes expressões: "Não clama, porventura, a sabedoria, e o Entendimento não faz ouvir a sua voz?... Junto às portas, à entrada da cidade, à entrada das portas está gritando”.
    Portanto, entendo que a voz que fala é a da sabedoria, e ela diz: "Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão." (Pv. 8.17).

    ResponderExcluir
  9. O capítulo 8 que inicia com as seguintes expressões: "Não clama, porventura, a sabedoria, e o Entendimento não faz ouvir a sua voz?... Junto às portas, à entrada da cidade, à entrada das portas está gritando”.
    Portanto, entendo que a voz que fala é a da sabedoria, e ela diz: "Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão." (Pv. 8.17).

    ResponderExcluir
  10. meus queridos irmãos,a paz do senhor a todos,com a experiência adquirida de Deus,entendo que buscar a Deus pela madrugada, isso não impede de buscar a Deus durante o dia, pois Deus é o Deus do dia e da noite.mas de madrugada é o momento mais calmo com menos barulho de carro, pessoas etc,e isso faz nos sentirmos a presença de deus, e nossa oração deixar de ser uma oração seca e passar ser uma oração molhada de muitas lágrima, e é exatamente estas lágrimas que move as mãos de Deus, pois lágrima de quem clama a Deus não cai no chão ´pois acredito ser colhida pelos anjos e transformada em bênção, essa é minha fé e interpretação de pv c 8 v 17 buscar a Deus pela madrugada,mas posso buscar a Deus tanto de madrugada como durante o dia, desde que sinta a presença dele. irmão em cristo Lúcio.

    ResponderExcluir
  11. Oração incessante, não importa a ora o lugar satanás não escolhe horário para destruir uma vida, se vc se sente bem na madrugada ótimo continue, o que o autor quiz passar é apenas a tradução da palavra não entremos em debates tolos, a paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Na madrugada acontece muitas coisas terríveis, e nestas horas milhares de pessoas estão dormindo.Algumas pessoas cristão ou não estão sofrendo por causa dos filhos que estão nas ruas usando drogas ou se prostituindo, e nem dormir conseguem de tamanha preocupação! E ao levantarmos para orar creio que Deus da grande livramentos e abençoa nossas vidas e alcança muitas almas. E também creio que Deus ouve as orações a qualquer hora do dia com certeza! Eu vou orar agora numa campanha que faço todos meses. A palavra orar ou oração é dita na maioria dos livros da Bíblia... Acho que muitos pastores estão desmotivando pessoas ao darem certas opiniões sobre esta parte da Bíblia, deixe o povo buscar e não deem palavra para desmotivar! Li aqui e de outros pastores praticamente desmotivando as pessoas a orar ou pior não vi incentivos. Tem muitos cristãos que estão acomodados dentro das igrejas e outros sem fé, e a oração é chave da vitória, e para estarmos em sintonia com Deus. Eu oro de madruga por alguns dias, oro em espírito em qualquer lugar que esteja quando sinto algo ou o espirito santo me cobra no coração, orar não tem horário... Só que acho lindo e creio que Deus honra o fato de levantarmos de madrugada deixando nossa cama quentinha para busca-lo e orar por almas. Me perdoe discordar do Senhor e pessoas ou melhor não vou pedir perdão porque estou dando uma opinião ótima sobre orar,e até agora não vi incentivo em nenhum blog incentivando o povo a orar, vamos orar sem cessar galera, se eu fosse contar as experiência, bênçãos e livramento que tive e de pessoas receberam através dos propósito da oração da madrugada seriam muitos para contar. Então, eu discordo da sua opinião e não sou de igreja pentecostal e nem de costumes.Shalom galera e yes Jesus e non religion!!!

    ResponderExcluir
  14. Na realidade, o que o sábio salomão está dizendo e a que se refere é à sabedoria. Se vcs olharem o texto, no início, ele se refere a sabedoria e quem clama é ela: "Eu amo aos que me amam..." Deem uma olhada no texto antes de qualquer coisa. Não deixo de dizer que buscar a Deus, tanto faz se de manhã, de madrugada, a tarde ou a noite, se for de coração E com propósito o acharemos, mas repito: O texto em referência refere-se a sabedoria, quem fala no texto é a sabedoria e não o SENHOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ochente, e sabedoria agora fala? Essa sabedoria no meu entender é o Espírito Santo, semente ele pode ouvir ou expressar.

      Excluir
  15. concordo o texto no começo falar é referente a sabedoria, mas, se irmos no capitulo 1 ou capitulo 9 do livro de proverbios encontraremos versiculos dizendo o temor ao Senhor é o principio da Sabedoria, ter sabedoria é buscar a Deus, e quando falamos em buscar de madrugada, estamos impondo horário e Deus não impoe horário para oramos, pois a biblia diz ora sem sessar, e se formos no livro de Salmos Capitulo 55, versiculo 16 e 17, la diz assim:Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará, A tarde, pela manhã e ao meio dia farei as minhas queixas e lamentarei e ele ouvira a minha voz, creio que a busca pela sabedoria nao é tao complicada como parece dizer ou ser, so devemos ter coração sincero, diante das coisas de Deus, acreditarmos sempre, e que viemos sempre nos dedicarmos as orações, estudos, independente do horario, pois Deus nunca ditou ou marcou horario para nus prostarmos diante da sua linda e maravilhosa presença

    ResponderExcluir
  16. concordo o texto no começo falar é referente a sabedoria, mas, se irmos no capitulo 1 ou capitulo 9 do livro de proverbios encontraremos versiculos dizendo o temor ao Senhor é o principio da Sabedoria, ter sabedoria é buscar a Deus, e quando falamos em buscar de madrugada, estamos impondo horário e Deus não impoe horário para oramos, pois a biblia diz ora sem sessar, e se formos no livro de Salmos Capitulo 55, versiculo 16 e 17, la diz assim:Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará, A tarde, pela manhã e ao meio dia farei as minhas queixas e lamentarei e ele ouvira a minha voz, creio que a busca pela sabedoria nao é tao complicada como parece dizer ou ser, so devemos ter coração sincero, diante das coisas de Deus, acreditarmos sempre, e que viemos sempre nos dedicarmos as orações, estudos, independente do horario, pois Deus nunca ditou ou marcou horario para nus prostarmos diante da sua linda e maravilhosa presença

    ResponderExcluir
  17. Está certo o que o Autor apresenta sobre o sentido ou o alcance em que devemos compreender ou interpretar o texto, todavia gostaria de saber, considerando o estilo de vida de Cristo, se Ele tinha um horário com alguma preferência, apesar de eu saber que Ele orava a todo instante.

    ResponderExcluir
  18. Esse texto não se refere a oração. Ele está falando da sabedoria. É só ler todo o texto. A confusão gerada é porque os leitores leem um texto isolado e se esquecem do contexto. Como é que Deus pode amar somente aqueles que o amam? Em Jo 4.19 está escrito: "Nós amamos porque Ele nos amou primeiro".

    ResponderExcluir
  19. Ninguem quer sair da cama pra orar....mas se voce sair isto agrada muito a deus....pra ele não tem horário....mas pra nós têm...e isto com certeza agrada a Deus...e é sim um sacrifício...e Deus ama o sacrifio

    ResponderExcluir