terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Deus tem plano B?


Dário José

Entende-se por plano tudo aquilo que segue um programa, projeto, desígnio e intenção.  Mas, como o ser humano é susceptível a erros e equívocos, às vezes o “plano A” não decola, então se faz necessário apelar para um “plano B”, que implica em mudança de rumo, de estratégias, de foco, etc.

Plano B é o que podemos chamar de plano de contingência (eventualidade) em relação ao principal; alternativa de emergência para contornar a perda de controle de uma situação.

Que Deus tem planos (propósitos) firmes, perfeitos, definidos e imutáveis, é sobejamente revelado na Bíblia (Jó 42.2; Eclesiastes 3.1,17; Isaías 46.11; Romanos 8.28; Efésios 1.11; Hebreus 6.17-20). Mas, Deus tem planos alternativos? Deus tem plano B? Os textos abaixo nos esclarecem que não:

“Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do Senhor permanecerá” Provérbios 19.21 (ARA) 

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” Isaías 55.8,9 (ARA) 

Deus não precisa de plano A ou plano B. Ele tem um Plano Eterno e Perfeito (Atos 17.24-31, Efésios 1.3-14). Ele não negocia mudanças, não aceita emendas, não faz arranjos... é necessário  entender isso, pois a única maneira de ser bem sucedido na vida (liderando e sendo liderado), é submetendo-se sem reservas aos seus planos e a sua vontade(Josué 1.1-8).

Há quem tente resistir à vontade soberana de Deus, procurando fazer as coisas pela metade ou insistindo e reincidindo em erros evidentes e patentes diante de todos. E, às vezes, até pensa: “o meu ‘plano’ está funcionando. No final, Deus vai terminar concordando com tudo isso”... Mas, é só questão de tempo, porque os planos de Deus não se adequam aos dos homens. Quando a sua soberana vontade, no seu tempo, se cumprir, o que sobrará das “estratégias” e  “ideias” meramente humanas?

“Quando te desviares para a direita e quando desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai nele”. Isaías 30.21 (ARA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário