domingo, 12 de junho de 2016

Uma bela vitrine e um velho espelho

Dário José
Imagens: internet

– EU SOU de grande importância! – declara a bela vitrine.

– Por quê?  – Pergunta um velho espelho.

– SOU EU que revelo as últimas tendências da moda mundial aos transeuntes e à sociedade! – esnoba a vitrine.

– Mas que importância tem isso?  – indaga o espelho.


– De onde você é afinal? Pelo visto não entende nada de moda! EU SOU muito procurada... – retruca a vitrine.

– Você não respondeu a minha pergunta: 'o que há de tão importante exibir looks de Paris, Londres, Nova Iorque ou São Paulo, para os que passam?'  – Questiona pacientemente o velho espelho.

– Bem... EU SOU muito importante para ficar perdendo tempo com um velho e empoirado espelho jogado na calçada e prestes a ser recolhido para o lixo! – Grita a vitrine irritada.

– É verdade, não passo de um espelho envelhecido e aparentemente descartável. Vivi na parede de um belo prédio perto daqui, por mais de dois séculos. Lá os nobres e suas três gerações me procuravam no corredor principal daquela mansão, pois queriam se ver, saber como estavam vestidos e ornamentados. Eles passaram. A mansão também. Vim parar aqui pelas mãos de um mendigo que me abandonou e não sei como vai ser o meu futuro... Mas de uma coisa tenho certeza, nunca fui falso nem menti a ninguém. Quando se posicionaram em minha frente, nobre ou mendigo, apenas refleti o que eles de fato eram... – Finaliza o velho espelho.

No fim da tarde daquele dia um antiquário, ao passar pela calçada, viu o desbotado e envelhecido espelho. Seu olhar clínico o fez entender que se tratava de uma bela e valiosa peça, então levou-o  para ser restaurado. No mesmo dia, no final do expediente, quando a loja fechou suas portas, toda decoração da bela vitrine foi mudada, devido às exigências das novas e voláteis tendências.

Moral da estória: a vitrine apenas mostra a moda que muda, mas espelho não muda para mostrar o que não somos!


Direitos autorais: Dário José

Um comentário:

  1. Deus continue abençoando sempre.

    ELADALPE em Cj Beira mar 1, foi uma Bênção pra Glória de Deus.

    ResponderExcluir