domingo, 22 de janeiro de 2017

O valor da verdadeira amizade!

Foto: Internet
Dário José

Estive pensando recentemente sobre amizade. Divagações vieram a minha mente após reencontrarmos uma amiga que não nos víamos há vinte e seis anos.  Ela reside com sua família em São Paulo e nós em Pernambuco. Conhecemo-nos no final dos anos 80, lá na terra da garoa, eu, minha esposa, ela e seu namorado à época, hoje esposo.

Firmarmos com eles uma sólida amizade. Mas, tendo que retornar à nossa terra natal, nos separamos, e, com o passar dos anos, perdemos a comunicação. Mas cerca de seis anos atrás (2011), por meio de um telefonema e de um posterior contato através de rede social, nos reencontramos, mesmo que virtualmente.

Mas, depois de duas décadas e meia, ao reencontrá-la pessoalmente aqui em nosso Estado, entendemos que a verdadeira amizade resiste à distância e ao tempo! É isso, verdadeiros amigos passam muitos anos sem se ver, mas ao reencontrar-se, parece que foi ontem!

O nosso maior exemplo de amizade é Jesus! É Ele que dá a melhor definição de uma verdadeira amizade: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer" (João 15.13-15 – grifos nossos).

Jesus deu a sua vida por seus "amigos".  Qualquer um pode tornar-se Seu amigo, confiando nEle como o seu salvador pessoal, nascendo de novo e recebendo nova vida nEle.

Só os verdadeiros amigos são como irmãos (Provérbios 17.17; 18.24).

Só os verdadeiros amigos são realistas, nunca falsos (Provérbios 27.6,17).

Só numa verdadeira amizade se compartilha interesses idênticos (Amós 3.3).

Só a verdadeira amizade é sem reservas (João 15.13; Romanos 5,7,8).

Numa verdadeira amizade se compartilha confiança e respeito mútuo, dores e alegrias, perdas e vitórias, ostracismo e sucesso. 

Devemos, antes de querer ter amigos de verdade, sermos amigos verdadeiros! 

Uma amizade verdadeira é algo raro.É como um tesouro: difícil de achar, de um grande valor a se calcular e que exige enorme cuidado para se conservar. Verdadeiros amigos são presentes de Deus, são bênçãos humanas partilhadas por Ele a outros humanos.

Um comentário:

  1. Não encontro palavras para expressar a emoção que estou sentindo! Confesso que lembrar o momento em que nos reencontramos me traz lágrimas de emoção! Deus estabeleceu nossa amizade! Tive uma experiência divina no tempo em que estivemos juntos, voltei de uma certa forma diferente em alguns aspectos, porque Deus falou comigo através de vossas vidas!
    Estou sobremaneira feliz por tudo o que o Senhor me proporcionou nesta viagem. Mas estou mais feliz pelo nosso reencontro!
    Minha gratidão à Deus pela vida da minha linda amiga Magda Delmiro, pela vida dos meus amados sobrinhos de coração: Magna Elaine e Diego e por sua vida, meu querido amigo e pastor Dário José.
    Que as mais ricas bençãos do Céu sejam sobre vocês, sempre e sempre!!!🙏💐👏👏

    ResponderExcluir